Docente compara judeus a nazistas e é demitido de colégio no Rio

Um professor de geografia foi demitido do colégio Andrews, no Rio de Janeiro, após aplicar uma prova para a 8ª série onde fez uma comparação entre judeus e nazistas.

“Conforme é sabido, os judeus foram perseguidos por Hitler durante o nazismo. Atualmente um determinado povo é tido como vítima dos israelenses, tendo que viver em assentamentos isolados controlados por Israel. Chegaram invadindo, tomando terras e assassinando… Quem será pior?  Nazistas ou judeus?”, diz o enunciado da questão.

Há ainda uma charge de um soldado com uma suástica à esquerda e, do outro lado, um soldado com a bandeira de Israel.

Continuar lendo

Para professora chinesa, Brasil teve democracia cedo demais

Em visita ao Brasil, Ann Lee acredita que é “irresponsável“ pedir para uma pessoa que trabalha 12 horas no campo votar para presidente.

São Paulo – A chinesa Ann Lee ganhou a atenção do mundo com a publicação em 2012 do best-seller “O que os Estados Unidos podem aprender com a China”.

Desde então, ela ganhou as páginas das grandes publicações internacionais e tem viajado o mundo destacando as lições deixadas por duas décadas de alto crescimento econômico que retiraram centenas de milhões de chineses da pobreza.

Recentemente, ela esteve em São Paulo para uma conferência sobre os BRICS. Questionada sobre o que a China poderia aprender com o Brasil, que também teve umaqueda forte na taxa de pobreza, ela prefere citar “erros a serem evitados” – como ter institucionalizado a democracia “muito cedo”, na sua opinião.

Ann já foi aluna nas universidades de Berkeley, Princeton e Harvard e trabalhou em Wall Street com fundos de investimento. Atualmente, ela está de licença da Universidade de Pequim para dar aula na New York University (NYU).

Veja a seguir os principais trechos da conversa com EXAME:

Continuar lendo

Aluno é impedido de frequentar escola com guias de candomblé

preconceito

Um estudante de 12 anos foi impedido de entrar na escola pública em que estudava por usar guias (colares) de candomblé no último dia 25 de agosto. O caso aconteceu na escola municipal Francisco Campos, no Rio de Janeiro, e foi divulgada nesta terça .

Segundo sua família, o menino já era vítima de preconceito há algum tempo — ele decidiu adotar a religião há cerca de dois meses. Há um mês, a diretora já impedia a entrada do aluno na escola conforme relato da mãe. Após o acontecido, ele trocou de escola. Após a denúncia, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, prometeu se encontrar pessoalmente com a mãe do garoto e o estudante para um pedido formal de desculpas.

Continuar lendo

Bóson de Higgs pode destruir o Universo, diz Stephen Hawking

O Bóson de Higgs foi proposto há mais de 40 anos para explicar a origem das massas das partículas pelo físico Peter Higgs.

bóson de Higgs tem potencial para destruir o Universo. Essa é a conclusão do físico teórico Stephen Hawking em prefácio do livro “Starmus”, uma coletânea de palestras de cientistas e astrônomos, como Neil Armstrong e Buzz Aldrin.

Segundo Hawking, níveis energéticos muito elevados da partícula podem torná-la instável. Esse processo causaria uma decadência catastrófica do vácuo, o que levaria a um colapso do espaço e tempo.

Continuar lendo

Parlamento iraquiano aprova governo liderado pelo xiita Haidar al-Abadi

internacional

Novo chefe de governo promete lutar contra “Estado Islâmico”. Ex-primeiro-ministro al-Maliki fica com um dos três cargos cerimoniais de vice-presidente. EUA saúdam decisão.

Em meio à luta contra a milícia do “Estado Islâmico” (EI), o Parlamento do Iraque aprovou o gabinete do novo primeiro-ministro Haidar al-Abadi, que fez o juramento de posse nesta segunda-feira 8. Porém, ainda falta definir quem vai ficar com as pastas da Defesa e do Interior. Al-Abadi prometeu fazer a indicação em uma semana.

Na mesma sessão parlamentar, os deputados elegeram os vice-presidentes, cujos cargos cerimoniais serão ocupados por três rivais políticos: os ex-primeiros-ministros e xiitas Nuri al-Maliki e Iyad Allawi e o último porta-voz parlamentar e sunita Osama al-Nujaifi.

Continuar lendo